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Confira alguns aplicativos para gestão do seu tempo

Para agilizar o dia a dia e otimizar as tarefas cotidianas, uma solução é apostar em aplicativos que prometem auxiliar na gestão do nosso tempo. Separamos uma matéria da Exame que aponta 10 apps para organizar o tempo e a vida no trabalho. Que tal tentar utilizar essas ferramentas? Confira as dicas na matéria.

Regra de ouro para ser uma pessoa altamente produtiva? Aprender a organizar o próprio tempo no trabalho. Na teoria, esta missão até parece simples, mas, na prática, nem sempre é tão fácil ter sucesso neste quesito. Pensando nisso, com a ajuda de dois especialistas em gestão do tempo, EXAME.com listou dez aplicativos que podem melhorar a sua administração do tempo.

1 – Evernote

Um dos aplicativos mais queridinhos dos gestores de tempo, o Evernote é uma boa ferramenta para organizar suas ideias off-line e achados online. “Você coloca no aplicativo todas as anotações que não estão ligadas a tempo”, afirma o especialista em organização Ivo de Abreu. Uma dica é criar blocos de notas com nomes de pessoas específicas e lugares. “Por exemplo, você lembra que precisa comprar um amaciante de couro, então, faz uma anotação no bloco de notas destinado à compras. Quando for fazer compras, basta checar esta página para se lembrar”, diz. “A ideia é pegar o costume de fazer anotações de oportunidades e sempre checar se há alguma nota referente àquilo”.

 

2 – Sleep Cycle

Por meio do acelerômetro do smartphone, o SleepCycle é capaz de identificar quando você está em sono profundo ou leve. Com base nisso, aciona o despertador, dentro determinado período, apenas quando você demonstrar estar em sono leve. “Dizem que quando você desperta durante o sono leve, acorda mais disposto”, diz de Abreu. Com isso, se vocÊ tem que acordar entre 5h50 e 6h20, por exemplo, basta acionar o aplicativo neste horário, que será acordado quando seu sono estiver leve.

 

3  – Smartr

Quer dar um basta a desorganização de seus contatos (espalhados em contas de e-mail, redes sociais e telefone)? O Smartr dá um jeito nisso e, com uma interface amigável, coloca todas as informações das pessoas com quem você convive em um só lugar. “Além de juntar todos os contatos, ele mostra o histórico de interações que você teve com aquele pessoa, como número de e-mails, contatos em comum, entre outros”, diz de Abreu.

4 – Free time

“O Free time é o contrário da agenda, ele analisa seus compromissos e dá ênfase para seus horários livres”, diz de Abreu. Disponível para produtos Apple, o dispositivo é uma boa pedida para quem não consegue encontrar brechas na própria agenda.

 

5 –  Compartilhar tarefas é fácil com Remember the Milk

Há algum tempo, o Remember the Milk era um dos principais um dos principais serviços de listas online. Hoje ele tem mais concorrentes, mas continua com público cativo. O aplicativo para iPhone combina calendário com lista de tarefas, por exemplo. Está disponível para iPhone, iPad, Android e Gmail. “Ele é bastante usado”, diz Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo.

 

6 – Feedly

Com uma interface mais charmosa do que o Google Reader , o Feedly é a dica do Christian Barbosa para manter as notícias sempre na mira dos olhos – sem perder tempo. Basta conectar com sua conta do Google e, pronto, é possível sincronizar todos os feeds que você já assina no Google Reader.

 

7 – Voice Reader

O Voice Reader transforma qualquer texto em arquivos de áudio automaticamente. “Eu uso enquanto estou no trânsito. Conecto o smartphone por bluetooth ao som do carro e ouço todas as notícias”. Custa US$ 1,99 na Apple Store

 

8 – Instapaper

O Instapaper tem a função de salvar artigos que você encontra pela internet para ler depois. “Ele tira toda a formatação e sincroniza com outros dispositivos”, diz Barbosa.

 

9 – Neotriad

Desenvolvido pelo consultor em gestão de tempo Christian Barbosa, o Neotriad permite que você liste as tarefas diárias e determine o tempo dedicado a cada uma delas.  Além do controle da sua agenda pessoal, o programa também possui uma interface para gerenciamento do tempo das equipes que você lidera. A ideia da ferramenta é permitir uma visão global do uso do seu tempo – com foco não apenas nas tarefas profissionais, mas em outros âmbitos da vida também.

 

10 – Dropbox

O Dropbox é feito sob medida para quem vive de uma máquina para outra – o tempo todo. Com ele, é possível armazenar e compartilhar arquivos direto na nuvem. Basta mover qualquer arquivo para a pasta do Dropbox no computador ou smartphone e pronto. “Em qualquer lugar que você for, poderá acessá-lo”, diz de Abreu. O problema é que o serviço oferece apenas 2 GB de espaço gratuitos.

Fonte: exame.abril

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