fbpx
Blog

Quer conhecer melhor a WEE Marketing e Design
Acompanhe

campanha digital

Campanha digital – 5 termos importantes

Comentários desativados em Campanha digital – 5 termos importantes

Separamos um glossário desenvolvido pelo UOL AD_LAB com conceitos importantes que ajudam a determinar os objetivos de uma campanha digital. Confira o significado de 5 termos mais usados.

 

Awareness

Muitas campanhas têm como foco principal o awareness, ou seja, provocar lembrança de marca e assim aumentar o seu reconhecimento pelo consumidor. O awareness pode ser medido por meio de pesquisas de brand lift. Trata-se de uma estratégia de topo do funil de vendas, que visa ampliar a base potencial de público.

 

Viewability

A oportunidade de um anúncio ser visto é uma métrica importante para as campanhas digitais. Viewability é a taxa de visualização das peças publicitárias, portanto não é exatamente um objetivo de campanha, mas um parâmetro de resultado. Para uma marca que busca awareness, por exemplo, uma boa performance em viewability é essencial para o sucesso.

 

Engajamento

No meio publicitário, engajar é promover interações do público com os conteúdos de uma marca.  Compartilhamentos, likes, cliques e comentários são os principais indicativos de que o consumidor se envolveu com o conteúdo. A medição do engajamento também serve de parâmetro para dimensionar o sucesso de uma campanha digital, seja para objetivo de vendas ou de branding.

 

Talkability

Ser falada, viralizar, movimentar opiniões. O talkability, para uma marca, é um passo além do engajamento nas campanhas digitais. É o quanto uma marca é capaz de provocar discussões ou repercussões sobre si mesma. O sucesso por talkability costuma ser provocado por conteúdos mais aprofundados, como o branded content, que provoca uma conexão maior com o público.

 

Conversão

Converter, no meio publicitário, é obter resultado em vendas ou captação de público. É o clique que leva o consumidor a finalizar uma compra online ou a assinar uma newsletter, por exemplo. A conversão, ou seja, trazer receita ou gerar lead, é um dos objetivos mais comuns das campanhas digitais.

Confira também outras dicas.

via.publicidade.uol

drag