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Saiba mais sobre marketing de incentivo

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 O que é marketing de incentivo?

O marketing de incentivo nada mais é que um conjunto de ações que visa motivar os colaboradores e as equipes de trabalho. É uma estratégia que premia (de diversas maneiras) quem consegue atingir as metas e os objetivos propostos pela organização.

As ações de marketing de incentivo são concretizadas pelo lançamento de uma campanha. Nesse momento, objetivos e metas são apresentados aos colaboradores, bem como um prazo é estipulado para que tais propostas sejam cumpridas. Também é preciso divulgar os prêmios que serão distribuídos. O marketing de incentivo surge, portanto, como uma forma de os colaboradores se sentirem reconhecidos por seus esforços, seus talentos e suas potencialidades.

Apesar de poder ser aplicado a qualquer setor de qualquer empresa, as ações de marketing de incentivo geralmente estão voltadas para as equipes de venda, distribuição e revenda, departamentos mais intimamente relacionados à comercialização dos produtos ou serviços oferecidos pela companhia.

Com que objetivo é aplicado?

Essa estratégia é adotada com muito sucesso quando o objetivo da empresa é aumentar suas vendas e receitas, diminuir custos, reduzir estoques, lançar novos produtos, conquistar e fidelizar clientes, bater metas, aumentar a performance e a produtividade e, claro, reter talentos. Afinal, com os colaboradores realmente motivados e engajados, é muito mais provável que as metas sejam atingidas, certo?

E a grande vantagem de implementar ações de marketing de incentivo nas empresas é que elas praticamente se pagam. Pense bem: os custos das premiações são abatidos dos resultados, sendo eles traduzidos pelo aumento nas vendas e nos lucros ou pela diminuição dos custos. Obviamente, dependendo do porte da empresa, os prêmios ofertados serão mais ou menos onerosos.

É importante também ressaltar que a competição promovida por esse tipo de ação deve ser saudável, a fim de não prejudicar as relações e o clima organizacional. Da mesma maneira, para que a estratégia se mostre efetiva, é necessário oferecer premiações que sejam realmente desejadas pelos colaboradores, proporcionando experiências e distribuindo bens que os funcionários teriam dificuldades de conseguir ou vivenciar por conta própria. Afinal de contas, quem se sentirá motivado a bater uma meta quando o prêmio oferecido por isso não é nada atrativo?

Desde já, uma máxima precisa ficar bastante clara: o marketing de incentivo não trará resultado algum se não estiver baseado na motivação, no reconhecimento e na recompensa, princípios pra lá de básicos nesse contexto. Esses 3 pilares formam o tripé de toda estratégia de incentivo de sucesso. E para que tudo saia conforme o planejado e os resultados sejam realmente perseguidos e alcançados pelos colaboradores, é importante seguir alguns passos. Veja só:

  • Diagnóstico: qual o motivo da criação da campanha de incentivo, qual o público-alvo e qual a cultura da empresa? Todas essas questões devem estar devidamente respondidas e alinhadas antes de qualquer outra ação.
  • Planejamento: etapa da definição de objetivos, metas, regulamento, premiação, métricas de avaliação, prazos e ações motivacionais do público-alvo. Lembrando que aqui é importante estabelecer metas que sejam realistas, podendo ser efetivamente alcançadas. Só assim você despertará motivação e engajamento nas pessoas em vez de frustração e sentimento de incapacidade.
  • Lançamento: momento de lançar a campanha de motivação, mostrando-a ao público-alvo. É a hora em que o engajamento das pessoas acontece, uma vez que elas percebem o quanto a empresa valoriza, reconhece e aposta em seus colaboradores. Para as campanhas de lançamento, um evento corporativo criado justamente com esse objetivo costuma apresentar ótimos resultados quando o assunto é engajamento.
  • Motivação: durante todo o período da campanha, os colaboradores envolvidos devem ser continuamente motivados a perseguir as metas propostas. Nesse sentido, dar feedbacks constantes sobre o desempenho de cada um é uma maneira bastante efetiva de estimulá-los a se manterem motivados.
  • Premiação: essa etapa merece a mesma atenção dada ao lançamento. Organizar um evento em que os colaboradores que atingiram as metas são premiados, demonstrando o quanto a empresa os valoriza, é bastante recomendado.
  • Relatório final: aqui é o momento de comprovar os resultados reais das ações de incentivo. O que a empresa ganhou com a campanha?

Que tipo de premiações ofertar?

Como já citamos anteriormente, os prêmios das campanhas de marketing de incentivo devem ser atrativos para o público-alvo, sob o risco de não promoverem engajamento algum. Deixar que o colaborador premiado escolha que tipo de prêmio quer ganhar, seja por meio de um vale-presente ou de um voucher, costuma ser uma boa estratégia.

Outra alternativa muito vantajosa é oferecer prêmios que vão além de bens físicos. Que tal proporcionar experiências incríveis aos premiados? É o caso das viagens de incentivo, que têm tudo para se tornarem momentos simplesmente inesquecíveis na memória dos funcionários. Caso escolha essa opção, busque sempre selecionar destinos atrativos, que os colaboradores dificilmente conheceriam sozinhos.

Confira também outras dicas.

Fonte: copastur

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